Anuncie aqui!

Carregadores sem fio chegam para aplacar público faminto por bateria


SÃO PAULO – A demanda por mais bateria está motivando diversas empresas a criarem produtor que servem como “carga extra” para smartphones e diversos outros dispositivos. Um dos maiores problemas de aparelhos como o iPhone 5 é justamente sua pouca durabilidade de energia. A Duracell espera trazer ao Brasil uma tecnologia que já faz sucesso nos EUA e alguns países da Europa. O produto, chamado de Powermat foi anunciado em um evento da Procter & Gamble, em São Paulo.
Ele chama atenção por não utilizar fios e cabos e proporcionar o carregamento através de contato. Tudo é feito por indução magnética, enconstando o aparelho próximo a uma base, o “pod”.
Mas, a visão é levar essa facilidade não apenas para o usuário final, mas fechar parceria com grandes centros e também o transporte público. “Queremos que as pessoas possam carregar o celular enquanto andam de ônibus, vão a um teatro. Nossa visão é tornar esse produto presente em todo lugar”, diz Thiago Icassati, gerente da P&G para Duracell. “Estamos investindo no mercado de smartphones, pois sabemos que esse público é bastante consumidor de bateria”.
A marca que fabrica as pilhas Rayovac e Duracell diz que o mercado de pilhas de zinco, com menor durabilidade tende a diminuir. “Verificamos que quanto maior o desenvolvimento de um país, maior é seu consumo de pilhas alcalinas. É podemos perceber isso no Brasil”. A empresa já comercializa os Instant Charges, que são cargas emergenciais de bolso que podem ser usadas em celulares e tocadores.

Evento em que foi prometido o PowerMat para o Brasil (Foto: Paulo Floro/NE10)
Recarrega
A demanda por mais baterias já é um mercado promissor. Depois da Duracell lançar em 2009 o primeiro carregador sem fio, o MyGrid, outras marcas correram atrás para entregar novos produtos que proporcionem vida extra aos dispositivos de forma descomplicada. A Nokia dotou seus smartphones Lumia 920 e 820, com uma tecnologia de indução magnética. E foi criado até um consórcio para criar um padrão universal que facilite a criação de carregadores wireless.
Chamado de Alliance For Wireless Power, essa reunião de empresas já contou com adesão de gigantes como Samsung e Qualcomm. Mas, tudo ainda está em fase de desenvolvimento, sem um prazo específico para lançamento.
* O jornalista viajou a convite da organização do evento

Banner 468 x 60px